A necessidade de avaliar


Embora pareça ser uma coisa tão sem necessidade ou importância, avaliar as coisas faz com que entendamos que não somos o dono da verdade, nos faz enxergar que, quem muitas vezes pensamos estar com a razão nem sempre está, e essa pessoa pode ser justamente nós em muitos e muitos casos mesmo.

Uma das coisas que leva muitas vezes as pessoas a deixarem de ter um bom relacionamento é sem dúvida a falta de comunicação e a má vontade em avaliar as situações complicadas da vida. Muitas vezes, as pessoas não querem nem saber de tentar entender as razões do motivo para que certas coisas aconteçam e resolvem que a melhor coisa a fazer é acabar com as amizades e com as relações que tem umas com as outras, muitas vezes, ate mesmo as empresas são jogadas fora, os investimentos todos vão para o lixo.

É por essa razão e muitas outras que precisamos ter a disposição de analisar sempre as coisas, as razões que levam ou levaram tanto a nós como as outras pessoas a agirem de certa forma ou optarem por determinadas escolhas. Muitas coisas que levaram muito tempo para serem conseguidas, construídas e concretizadas acabam simplesmente por não avaliar as situações de ambos os lados buscando entender o porque de certas palavras ou ações tomadas, mesmo que num momento de impulso.

É muito fácil apontar para a primeira pessoa que vê em sua frente e dizer que ela é a culpada da maioria dos seus problemas ou dizer que o modo como ela leva a vida é o que faz com que ela seja tão atrasada e perca tantas boas oportunidades.

É bom sempre estar olhando para nós antes de apontarmos as pessoas porque, elas podem muitas vezes estarem em uma situação muito melhor que a nossa que nem sequer imaginamos muitas vezes por nos taparmos apenas àquilo que os olhos veem. Por isso, antes de fazer qualquer tipo de julgamento é preciso ter a disposição de avaliar as coisas de verdade.

As coisas são importantes para você, mas nem por isso elas tem o mesmo peso ou significado para as pessoas ao seu redor, e é importante entender e aceitar esses fatores para conseguir ter uma vida mais satisfatória e melhores relacionamentos com as pessoas que você convive. Julgar é uma coisa muito séria, que precisa ser feita por uma pessoa no mínimo melhor ou mais capacitada que a outra que está sendo julgada. Você é melhor que a pessoa a quem aponta como sendo uma criatura estranha ou bizarra? Pense nisso antes de julgar sem avaliar.