Modalidades de atletismo



O atletismo é praticado por muitas pessoas, porém para cada uma delas há uma modalidade diferente para eles. Ele é composto por três modalidades, as quais são: saltos, lançamentos e corrida. É geralmente praticado em locais onde há estádios, pois é o local ideal para que possam colocar toda a estrutura necessária, sem contar que o espaço é bem grande, comportando bastante pessoas.

Veja as modalidades abaixo.

Corridas – Esta é a forma de exercício físico e competição mais natural e pura que o homem já desenvolveu, isso porque para praticar a corrida é possível até mesmo correr descalço, sem uma roupa apropriada, e existem vários exemplos de superação aqui no Brasil que passaram por dificuldades em sua vida e se tornaram grandes atletistas. É necessário apenas que o atleta tenha um bom condicionamento físico e não tome nada que o ajude no desenvolvimento da prova. Elas se dividem da seguinte forma:

- Curta distância ou tiro rápido como chamam também, que são de 100, 200 ou 400 metros;

- Média distância ou meio fundo que vão de 800 a 1.500 metros;

- Longa distância ou de fundo, cujo percurso é de no mínimo 3.000 metros, podendo chegar a cansativas maratonas de 100 quilômetros.

As corridas ainda podem ser com barreiras ou sem barreiras, sendo categorias. Há também as maratonas, que, geralmente são feitas em vias porque não dá para fazer na pista apropriada. O grande exemplo é a Maratona da São Silvestre.

Lançamentos – Esta é uma modalidade que traz bastante categorias, sendo arremesso de peso, lançamento de martelo, de disco e dardo. Conheça um pouco mais:

O lançamento de peso consiste em uma esfera que tem 4 kg para as mulheres e 7,26kg para os homens.

Para o martelo é bem similar a esfera, porém possui um cabo que permite atingir uma maior distância nas competições, possuindo o mesmo peso.

No disco vem um pouco mais leve com pesos de 1 kg e 2 kg para mulheres e homens, respectivamente.

E, finalmente, o dardo. Ele é composto por 600 gramas para as mulheres e 800 gramas para homens.

Saltos – Há também grandes nomes em saltos no Brasil. Os saltos são divididos em categorias que são para saltos horizontais e os verticais. No horizontal as categorias são de salto triplo e salto de comprimento. E no vertical salto com vara e salto em altura. Não se pode quebrar as quebras nos saltos assim como nas outras modalidades, aqui no caso algumas das regras: não pisar na linha, não exceder três passos no salto triplo, não atingir a vara no salto em altura, entre outras.