Saiba o que fazer com a chegada do irmãozinho

Saiba o que fazer com a chegada do irmãozinho

A chegada do irmãozinho pode ser muito bem aceita quando trabalhada da forma correta. Algumas crianças costumam aceitar muito bem a idéia da chegada do irmão quando ainda estão na barriga da mãe, depois com sua chegada apresenta ciúmes, em alguns casos fazem mil coisas para chamar a atenção e disputar a atenção dos pais. Esse processo pode ser mais tranqüilo se alguns cuidados forem tomados antes e depois da chegada no novo integrante da família.

De a notícia de forma clara e objetiva ao filho que ele terá um irmãozinho. Se possível, deixe que ele lhe acompanhe nas consultas médicas e exames de ultra-som realizados. Leve ele para comprar e ajudar na escolha do enxoval do bebê, ele se sentirá importante e feliz. Se possível, deixe que participe da escolha do nome. Quando o berço do bebê chegar, provavelmente ele irá querer dormir uma noite, encare isso tudo com normalidade e não impeça o desejo dele.

Caso ele já tenha largado da chupeta e a mamadeira, avise-o das novas compras de chupeta e mamadeira para o irmão que está chegando e ele sendo maior, aproveite para comprar um presente também para ele. Todos os momentos que puderem ser compartilhados serão de grande importância para convivência deles depois. Com a chegada do irmãozinho em casa, deixe que seu filho ajude em todas as tarefas, para que ele se sinta tão envolvido com a situação e não sinta ciúmes ou até mesmo que está sendo rejeitado com a chegada do irmão.