EXPOSIÇÃO SOLAR AJUDA NA POTENCIALIZAÇÃO DA VITAMINA


Ainda somos mães e temos nosso filho, o médico pediatra nos ensina que devemos colocar o bebê para tomar sol, proibindo o horário das 10 as 16 horas porque a radiação solar neste horário é muito forte, explicam que ao tomar sol, isto potencializa algumas vitaminas existentes no corpo do bebê, que só são ativadas pela exposição solar. Porem um erro clássico é imaginarmos que na fase adulta isto mudou, não mudou nada, nós adultos também necessitamos da exposição solar para potencializar a mesma vitamina de quando éramos bebê. A vitamina que precisa do sol para desenvolver é a vitamina D, responsável pelo desenvolvimento e fortalecimento dos dentes e dos ossos, além de ajudar a manter os níveis de fósforo no sangue, evita também o raquitismo em crianças, isto entre outros benefícios.

A vitamina D, ao contrario das outras vitaminas, não vem pronta nos alimentos, ela é sintetizado por uma proteína do nosso organismo, ou seja, a ingestão de alguns alimentos, junto com a proteína que existe no nosso organismo, faz com que nasça a vitamina D, e que ela se concentre na pele. Por isso pessoas com restrição a exposição solar, devem reforçar as vitaminas através do cardápio. Estas vitaminas são encontradas nos peixes como a sardinha, o arenque, o salmão, nas ostras, óleo de fígado de bacalhau, fígado, leite e seu derivados, ovos e cereais.

Quanto nosso organismo sente deficiência desta vitamina, é necessário fazer uma suplementação alimentar, com produtos o mais natural possível para que o corpo possa assimilar a vitamina. A dose diária recomendada para pessoas até 50 anos é de 5 microgramas por dia, com exposição solar de 15 a 30 minutos também, pelo menos 3 vezes por semana, isto já atende a necessidade da vitamina D. Quando nosso organismo sente falta de vitamina D, abre-se portas para desenvolvimento de doenças como a osteoporose, a insônia, diarreia e nervosismo excessivo sem explicação. No caso da osteoporose que é o enfraquecimento dos ossos, isso se dá porque é retirado dos ossos a deficiência para suprir a vitamina D no organismo, quando não adquirimos a quantidade correta, nosso corpo automaticamente retira de lá.