Gravidez de gêmeos



A gravidez é uma fase mágica e especial, no qual a mãe sente seu filho crescer e se desenvolver dentro dela, e isso é maravilhoso.

Ao saber que está grávida, a primeira curiosidade é saber o sexo do bebê e quantos são. Normalmente a mulher tem um filho de cada vez, porém às vezes por motivos abaixo citados os bebês podem vir em dose dupla, tripla, quádrupla, etc.

Na gestação natural, apenas uma a cada oitenta mulheres tem filhos gêmeos, já quando a mulher faz tratamento de fertilização à chance de ter mais de um filho de uma só vez é maior.

Outro fator que influencia no nascimento de gêmeos é o fator genético, assim se a mãe da gestante teve caso de gêmeos, a probabilidade é maior. Ainda, mulheres com mais de trinta e cinco até quarenta anos também tem chance de ter uma gravidez gemelar.

A gestação de gêmeos exige mais cuidados que a de um filho, por tal motivo o pré natal da gestante deve ser mais rigoroso.

Quando a mulher está grávida de gêmeos as chances de aborto são maiores, além disso, os bebês podem nascer prematuros, isso porque o útero cresce demais ocasionando risco de contrações precoces e romper a bolsa.

Ainda, nesse tipo de gravidez, a mulher tem alguns sintomas diferentes da gravidez comum, como é o caso de faltas de ar, devido ao tamanho do útero e isso acontece principalmente nos últimos meses de gestação.

A alimentação também exige alguns cuidados extras, como beber muito líquido e também ingerir bastantes proteínas, já que a chance de anemia nesses casos é maior.

Os exercícios físicos estão liberados, mas somente após o quarto mês de gestação e apenas exercícios leves como hidroginástica. Essa atividade é ótima para a grávida não ganhar muito peso.

Outra coisa que a gestante deve fazer é usar óleos e cremes indicados para prevenir estrias, além disso, a mesma não deve exagerar na alimentação, pois a desculpa das grávidas de gêmeos é que elas estão comendo por três, e isso é apenas uma maneira de ganhar peso exageradamente sem culpa e nunca mais ter o corpo de antes.