Porque bocejamos quando alguem boceja


Um ato que parece ser inevitável em muitas ocasiões e evitar o bocejo, porem mesmo sendo algo muito comum é ao mesmo tempo algo muito misterioso, sendo que alguns especialistas em neurologia sempre desenvolvem estudos sobre o assunto, onde sempre busca a compreensão de como funciona e também de onde pode ser originado tal habito. O mais interessante é que cada vez mais as teorias vêm para explicar o costume, e também algumas pesquisas que foram mais recentes apontam que este ato já aparece nos bebes desde a décima primeira semana de vida.



Outra curiosidade é que podemos encontrar até mesmo alguns animais que tem este hábito, como o cão, gato, e até mesmo os peixes podem vir a bocejar. Quando uma pessoa boceja a boca da mesma fica aberta fazendo com que uma grande quantidade de ar seja inspirada, fazendo com que aconteça a expansão do pulmão, flexão dos músculos abdominais e também uma contração grande do diafragma. Até mesmo a aceleração dos batimentos cardíacos são alteradas, podendo até mesmo chegar numa taxa de trinta por cento a mais.



Até não se sabe com exatidão as causas do bocejo, onde cada teoria estudada visa explicar de uma forma, sendo que existem duas mais famosas e também que são mais aceitas pelas pessoas. Assim em uma das teorias o bocejo aparece quando existe uma maior quantidade de dióxido de carbono acumulado no corpo, assim para manter o nível de oxigênio mais alto, funcionando como uma espécie de limpeza corporal. Já alguns físicos também afirmam que isso ocorre quando uma pessoa esta em um local com uma maior quantidade de dióxido de carbono, fazendo então uma forma fisiológica de limpeza, sendo que um maior fluxo de oxigênio serve para que o organismo possa driblas o sono.



Porem é muito normal de ver que as pessoas sempre bocejam quando vêem outra pessoa bocejando, isso se refere aos neurônios espelho e também ao dióxido de carbono presente no local. Sendo que essa pergunta os especialistas acreditam que é possível por conta de que quando a gente ve alguma pessoa bocejando o nosso cérebro interpreta que esta chegando uma boa quantia de carbono, assim fazendo disso um ato involuntário, como um espelho.