Doe sangue, você pode salvar uma vida!



Você já se imaginou como um super-herói, desses de filme ou desenho animado, que tem o poder de salvar vidas, pois é doar sangue pode te tornar um desses heróis com super poderes, se você parar para pensar, milhares de pessoas precisam de doação de sangue para sobreviver, ma infelizmente nem todos tem esta sorte, a maioria das pessoas aptas a doar sangue não dão importância à necessidade de outras pessoas.

As estatísticas são assustadoras, apenas 1,5% da população brasileira doa sangue, só que se juntarmos as clinicas e hospitais serão necessário mais 5.500 litros de sangue por dia, ou seja, faltam muitos doadores para suprir esta quantidade.

Devemos nos conscientizar que doar sangue salva vidas, é um gesto nobre de amor ao próximo, e a qualquer momento você também pode vir a precisar.

Os requisitos para o doador são:

Ter boa saúde

Ter entre dezoito e sessenta anos,

Ter no mínimo cinqüenta quilos,

Não ter ingerido bebida alcoólica nas 24 horas que antecedem a doação,

Ter dormido pelo menos seis horas nas ultimas 24 horas

Não ser usuário de drogas,

Não ter múltiplos parceiros sexuais,

Estar em situação pós cirúrgica, deve ser aguardado pelo menos seis meses de recuperação,

Não ter doença hematólica, cardíaca, renal, pulmonar, hepática, diabetes, hipertiriodismo, hanseníase, tuberculose, câncer ou epilepsia.

Não tenham tido doença de chagas ou malaria.

Existem também os impedimentos temporários como a gravidez e a amamentação

Os homens que já fizeram doação devem esperar o prazo de 60 dias para doar novamente, já as mulheres é recomendado que se espere 90 dias do mesmo.

Se você nunca doou sangue esta na hora de começar, é um gesto de consciência e amor ao próximo, alem de não doer nada e ser muito seguro.

Lembre-se que muitas pessoas estão aguardando a sua doação, faça a sua parte, só tende a fazer bem para quem recebe e a você mesmo!