Como evitar as DST


Doenças sexualmente transmissíveis eram conhecidas antigamente era conhecida com doença venérea, são doenças adquiridas no contato sexual com alguém portador de doença.

Existem mais de 20 tipos de DST, são causadas por varias bactérias ou vírus e afetam homens e mulheres, sendo que algumas das DST têm cura, outras acompanham a pessoa o resto da vida. Este tipo de doença não afeta só a saúde, elas afetam também o emociona e a qualidade de vida do portador.

A maioria dos casos a pessoa infectada não apresenta sintomas, isto nos estágios iniciais das doenças, devido a isto ocorre à falta de tratamento no inicio da doença, sendo mais difícil o tratamento com a doença já em estagio avançado.

Como posso evitar as doenças sexualmente transmissíveis?

Existem algumas maneiras de se evitar as doenças sexualmente transmissíveis, mas a maneira mais eficaz ainda é a abstinência sexual. Retardar o inicio da vida sexual também diminui as chances, segundo os especialistas, quanto mais jovem a pessoa iniciar a vida sexual, mais chances terá de contrair doenças, o risco de se contrair uma doença sexualmente transmissível ele com aumento no numero de parceiros.

Usar preservativo em todas as relações sexuais, ele não oferece proteção total contra algumas doenças, mas diminui bastante o risco de contraí-las. Os outros métodos anticoncepcionais como o DIU e a pílula não oferecem proteção alguma, caso você use um destes métodos, lembre-se sempre de usar preservativo para se proteger.

Limitar a quantidade de parceiros também diminui o risco, alem de não compartilhar agulhas e seringas, caso você vá fazer uma tatuagem ou colocar um piercing, certifique-se de que o material usado é esterilizado e as agulhas são descartáveis.

Faça exames regularmente, principalmente se você tiver uma vida sexual ativa, lembre-se que quanto mais cedo uma doença for detectada, mais fácil será o tratamento.