Mitos e verdades sobre laqueadura



A laqueadura esta entre umas das técnicas contraceptivas mais utilizada, onde ela requer muita certeza da parte da mulher, por conta de que ela é um procedimento que diminui completamente as chances de engravidar. Essa técnica causa muitas duvidas na mulher no que se trata de seus benefícios. Pensando nisso é sempre bom que a mulher procure por mais informações antes de tomar algum tipo de decisão.

Esse é um processo cirúrgico onde é completamente feito o rompimento da trompa, que é o órgão que leva os óvulos para serem fecundado, e por fim os “depositando” útero. As extremidades que são cortadas são amarradas ou bloqueadas através de cauterização, da inserção de clipes ou de anéis. Tem gente que acredita que após a laqueadura as mulheres não menstruão mais, sendo algo completamente errado, por conta de que a menstruação nada mais é do que a descamação do útero, não tendo nem um tipo de relação com as trompas.

Com a laqueadura feita não é necessário que se use os remédios anticoncepcionais, por conta de que o risco de engravidar da mulher cai para uma taxa de 1%, porem, o preservativo é sempre indicado para evitar as doenças sexualmente transmissíveis. A laqueadura em caso de arrependimento ela pode ser revertida, mas vale ressaltar que os resultados as vezes não são eficazes, onde sempre o mais indicado é que a mulher procure pelos demais métodos contraceptivo para utilizar.

Para quem já ouviu que a laqueadura não  é um procedimento seguro esta enganado, por conta de que ele pode ser realizado de varias formas, onde a internação é necessária e também o uso de anestesia geral ou local. Para que se tenha uma noção hoje em dia a gente pode encontrar cerca de dez técnicas de laqueadura. Nem toda mulher pode fazer a laqueadura, sendo que no Brasil segundo a lei 9.236 apenas mulheres com mais de 15 anos ou dois filhos, sem mencionar que é necessário o acompanhamento de um assistente social.

Como você pode ver essa cirurgia é muito segura e eficaz, onde mulheres que não desejam mais ter filhos podem optar pela mesma, porem pense muito bem antes para que em seguida não se arrependa da sua decisão. Procure consultar um bom medico de sua confiança e procure por orientações e conselhos.