Como passar no vestibular



Parece que a resposta para a pergunta feita no título dessa matéria é muito simples: "Estudar". Será que é só isso mesmo? Você já parou para pensar na quantidade de fatores que podem influenciar na sua preparação e até mesmo no dia da prova do vestibular? Para ajudar na sua reflexão, separamos quatro dicas essenciais, que vão desde a escolha da profissão até o dia da prova.

Os alunos precisam entender que um bom aluno é aquele que além de estudar na sala de aula prestando atenção nas aulas e fazendo os exercícios pedidos ainda não podem se considerar que estão estudados, pois um bom aluno é aquele que após as aulas ao chegar a sua casa também retoma toda a matéria novamente. De forma que a matéria fique fixada em sua mente e o conhecimento seja armazenado.

Na hora de estudar, escolha um ambiente apropriado e defina os horários em que os seus estudos rendem mais, mas não se esqueça de fazer pequenos intervalos; não ultrapasse seus limites físicos e emocionais. Dormir bem, alimentar-se corretamente e ter momentos de lazer são fundamentais para diminuir o estresse.

Na hora de escolher uma profissão, não pense somente no mercado de trabalho e no aspecto financeiro; procure uma profissão com a qual você tem uma afinidade e aptidão. Saiba como é a rotina do profissional e perceba o que o agrada e desagrada; A escolha da carreira muitas vezes define quanto o candidato terá que estudar para passar no vestibular.

Aceite conselhos e orientações dos seus pais, professores e amigos. Troque o máximo de informações com eles sobre os estudos, sobre a escolha da carreira e também quais vestibulares devem prestar. Também reconheça que você não sabe tudo e aproveite cada oportunidade para adquirir novos conhecimentos. Evite a todo custo o clima do "já passei".

Não deixe para estudar toda a matéria na véspera da prova; na véspera do exame, visite o local da sua prova, defina o trajeto e o horário e pesquise e os meios de transporte disponíveis. Isso evita correrias e contratempos; no dia da prova, mantenha a calma e não tenha pressa em responder às questões. O tempo deve ser seu aliado e não seu adversário nesse momento.