Tudo sobre a gripe

Tudo sobre a gripe


A gripe é uma doença infecciosa aguda, que atinge não somente os humanos, mas também as aves e os mamíferos, podendo haver pandemias causadas pelos animais atingindo também os humanos. A pandemia mais recente e mais conhecida é a da gripe suína, a famosa “H1N1”, mas esta não foi nem de longe a pior pandemia de gripe que o mundo já enfrentou, pois, a pior foi a “Gripe Espanhola”, que teve também como agente causador o vírus H1N1, levando a óbito em seu todo entre 40 a 100 milhões de pessoas, enquanto a gripe suína levou “apenas”, se assim podemos dizer, entre 10 a 25 mil pessoas.

A gripe é algo totalmente diferente do resfriado, uma vez que a gripe é causada por diversos vírus que se multiplicam rapidamente dentro de um organismo, enquanto o resfriado dá-se pela infecção de um único vírus, que conhecemos por Rhinovirus, onde o tratamento é meramente sintomático e muito raramente ocorrem complicações.
O vírus causador da gripe é o ARN, que nada mais é que um grupo de vírus que possuem RNA como material genético, e são capazes de sofrer mutações genéticas mais facilmente se comparado a outros tipos de vírus. Uma pessoa com gripe deve evitar medicamentos farmacêuticos por conta própria. Tomar chás indicados por pessoas que conhecem o assunto é uma boa, afinal de contas um bom chá não faz mal a ninguém.

Como a gripe é contraída?

A gripe pode ser contraída de diversas maneiras, sendo que algumas destas maneiras são mais simples e fáceis. Conheça quais são elas:
Tipicamente a gripe é transmitida através do ar, ou seja, um simples espirro ou então uma tosse pode estar carregada destes vírus que causam a gripe, contaminando assim as pessoas que estão ao redor da pessoa contaminada. Saliva, secreções nasais, fezes e também o sangue podem servirem de transmissores da gripe, bastando então um destes itens entrar em contato com uma pessoa que ainda não esteja contaminada para que o contágio ocorra.

Como prevenir a gripe:

A gripe nada mais é que uma doença cotidiana, ou seja, uma doença que qualquer pessoa está sujeira a pegar em qualquer momento da vida, e principalmente quando criança ou idosos, que é quando os anticorpos estão mais frágeis, seja por estarem em formação ou por estarem mais fracos devido a idade da pessoa. Para prevenir a gripe existem diversas soluções, onde a vacina é certamente a mais indicada.
Estudos comprovam que a vacina evita em até 75% das situações o aparecimento da gripe, e em 98% diminui a gravidade da doença, uma vez que a gripe não chega a ser letal no principio, porém, pode evoluir para uma tuberculose e se tornar sim letal.

Sintomas da gripe:

Quando uma pessoa está gripada ela automaticamente começa a apresentar alguns sintomas, são eles:
•Dores no corpo, em especial nas articulações e também na garganta;
•Sensação de frio e também febre;
•Tosse e espirros contínuos e duradouros;
•Fadiga;
•Cefaleia (dores de cabeça);
•Irritação nos olhos e coceira;
•Congestão nasal;
•Olhos, garganta, boca e nariz avermelhados (em alguns casos de pessoas com pele clara também há o avermelhamento na pele);
•Dores abdominais.